Palestrantes do II Seminário Nacional do IBADPP

 

ALEXANDRE MORAIS DA ROSAALEXANDRE MORAIS DA ROSA (SC) –Professor da UFSC. Juiz de Direito (SC). Doutor em Direito (UFPR).
ANTONIO NERYANTONIO NERI (BA) –  MD, PHD. Fundador e Coordenador geral do CETAD Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA.
ANTONIO VIEIRAANTONIO VIEIRA (BA) – Advogado e Professor de Processo Penal da Unijorge. Foi membro do Conselho Penitenciário da Bahia (2007/2011). Foi professor dos cursos de Especialização em Ciências Criminais da UNIFACS, JusPodivm e da FESMIP, bem como do Curso de Especialização em Processo do CCJB.
AURY LOPES JÚNIORAURY LOPES JUNIOR (RS) – Doutor em Direito Processual Penal (Univ.Complutense de Madrid/1999).  Coordenador e Professor Titular de Direito Processual Penal da PUCRS. Professor no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Ciências Criminais da PUCRS. Pesquisador do CNPQ. Advogado Criminalista.
CESAR FARIACÉSAR FARIA (BA) – Advogado Criminalista, Professor de Direito Processual Penal da UFBA, onde conquistou os seguintes Títulos: Especialista em Direito Processual Penal, Mestre em Direito Penal Econômico e Doutor em Direito Público.
EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRAEUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA (MG) – Mestre em Ciências Penais em 2000 e, em 2001, terminou o Doutorado em Ciências Penais, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Procurador de Justiça em Minas Gerais.
 FAUZI HASSAN CHOUKRFAUZI HASSAN CHOUKR (SP) – Doutor e mestre pela USP, Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Oxford e em Direito Processual Penal pela Universidade Castilla la Mancha. Pesquisador convidado do College de France e Professor da Pós Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado) da Faculdade Autônoma de Direito/SP – FADISP) e Promotor de Justiça em São Paulo.
 GERALDO PRADOGERALDO PRADO (RJ) – Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
 GERIVALDO NEIVAGERIVALDO NEIVA (BA) – Juiz de Direito. Membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e Law Enforcement Against Prohibition – Leap Brasil
 JACINTO NELSON DE MIRANDA COUTINHOJACINTO NELSON DE MIRANDA COUTINHO (PR) – Professor Titular de Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Filosofia do Direito(PUCPR), Mestre (UFPR); Doutor (Universidade de Roma “La Sapienza”). Coordenador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Advogado. Procurador do Estado do Paraná. Presidente da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto de Reforma Global do CPP, hoje Projeto 156/2009-PLS.
LUIZ FERNANDO LESSALUIZ FERNANDO VOSS CHAGAS LESSA (RJ) – Doutor em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-RIO, instituição onde trabalha como professor adjunto de Direito Penal. Luiz integra o corpo docente da Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU e, desde fevereiro de 1997, é Procurador da República, com atuação nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto no Ofício Criminal, quanto no Ofício da Tutela Coletiva.
 MARIA LUCIA KARAM MARIA LUCIA KARAM (RJ) – Juíza aposentada e ex-defensora pública do Rio de Janeiro. Integrante do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCcrim) e do instituto americano Law EnforcementAgainstProhibition. Autora dos livros Proibições, Riscos, Danos e Enganos: as Drogas Tornadas Ilícitas e De Crimes, Penas e Fantasias.
 MAURÍCIO ZANÓIDEMAURÍCIO ZANÓIDE (SP) – Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo -USP e Advogado Criminalista.
NEREU JOSÉ GIACOMOLINEREU JOSÉ GIACOMOLLI (RS) – Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madri, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e na PUC-RS.
PAULO QUEIROZPAULO QUEIROZ (BA) – Doutor em Direito (PUC/SP),  Procurador Regional da República e Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
ROGÉRIO SCHIETTI MACHADO CRUZ ROGÉRIO SCHIETTI MACHADO CRUZ (DF) – Doutor em Direito Processual Penal, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco) e Procurador de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
RÔMULO MOREIRARÔMULO MOREIRA (BA) – Procurador-Geral de Justiça Adjunto na Bahia; Professor de Direito Processual Penal; Especialista em Processo.
RUBENS CASARARUBENS CASARA (RJ) – Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Professor de Processo Penal do IBMEC/RJ, Membro da Associação Juízes Para a Democracia (AJD), do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD), da Law Enforcement Against Prohibition (LEAP) e do Corpo Freudiano.
Salo de CarvalhoSALO DE CARVALHO (RS) – Pesquisador nas áreas da Criminologia, Penalogia, Direitos Humanos, Feminismo, Teoria Queer e Psicologia Social.
Thaize de CarvalhoTHAIZE DE CARVALHO (BA) – Advogada, mestre em Direito Público pela UFBA, especialista em Ciências Criminais pelo instituto excelência, professora de processo penal da UFBA e UCSAL
xvladimir.jpg,q05470b.pagespeed.ic.VwyBl-uiLLVLADIMIR ARAS (BA) – Soteropolitano, nascido em 1971, é mestre em Direito Público pela UFPE, professor assistente de Processo Penal na Universidade Federal da Bahia (Ufba), membro do Ministério Público Federal (MPF/BA).