Diretor do IBADPP, Prof. Rômulo Moreira, participará do Projeto de Pesquisa “POLÍCIA E INVESTIGAÇÃO” coordenado pelos professores Kai Ambos e Fauzi Choukr

Phototastic-2013-10-31-06-17-17O Procurador de Justiça, Rômulo de Andrade Moreira, atualmente exercendo a função de Procurador-Geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado da Bahia, foi convidado formalmente (e aceitou) para participar do Projeto de Pesquisa “POLÍCIA E INVESTIGAÇÃO”,  tendo como Coordenador-Diretor o Professor alemão Dr. Kai Ambos (Pesquisador e Assistente Científico no Instituto Max Planck para Direito Penal Estrangeiro e Internacional, além de Doutor pela Universidade de Munique) e como Co-Coordenador brasileiro, o Professor Fauzi Hassan Choukr – Mestre e Doutor em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo e Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Oxvord (New College), além de Pesquisador junto ao Instituto Max Planck para Direito Penal Estrangeiro, Internacional e Criminologia.
O projeto busca desenvolver estudo acerca do papel da polícia na investigação no Estado Democrático de Direito. Apenas onze pesquisadores brasileiros terão oportunidade de apresentar e discutir artigos sobre diversos temas sugeridos.
Nesse sentido, o objetivo geral do estudo consiste em refletir, num âmbito, sobretudo, jurídico, acerca dos principais aspectos da polícia na investigação e, ao final, discutir o tema e apresentar propostas para reforma dessa instituição no Brasil. O Professor Rômulo de Andrade Moreira terá como responsabilidade pesquisar acerca da Função da Polícia e Formas de Investigação.
O trabalho se desenvolverá a partir de atividades prévias, com a elaboração de paper pelos expositores e divulgação dos papers entre os participantes. Ademais, será realizado um Seminário nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2014 na Georg-August-Universitt Göttingen, Alemanha, com cinco sessões expositivas, uma sessão de síntese e a elaboração de uma declaração final dos trabalhos.
Como resultado, haverá a elaboração de uma Declaração Final, no encerramento do evento e a publicação de um livro com os respectivos trabalhos.