Carta aberta aos congressistas e palestrantes do II Seminário nacional do IBADPP.

Untitled-1Caros amigos congressistas e palestrantes do II Seminário nacional do IBADPP,

Como todos sabemos, entre os dias 21 a 24 de agosto, aconteceu aqui em Salvador o II Seminário Nacional do IBADPP.

Nos últimos 5 meses, trabalhamos intensamente em cada detalhe, para que tudo acontecesse da melhor forma possível.

Graças a Deus e ao empenho de todos que se envolveram no trabalho, o resultado final saiu muito melhor do que as nossas melhores expectativas.

Até mesmo alguns imprevistos, que nos levaram a ter que substituir alguns palestrantes, acabaram produzindo frutos extraordinários. Se, por um lado, lamentamos não ter trazido Geraldo Prado, Maurício Zanóide e Antônio Nery Filho, por outro, fomos todos presenteados com as intervenções de Antônio Pedro Melchior, Ricardo Cappi, Diogo Malan e, de quebra (e vejam que quebra!), um dos maiores penalistas alemães da atualidade, o Prof. Kai Ambos. Aliás, levando em conta que Ricardo também não é brasileiro (italiano), poderíamos até ter mudado o nome do evento…

Ficamos muito satisfeitos com a enorme repercussão, dentro e fora do estado, no que respeita à qualidade da organização e à profundidade das palestras. Mas, acima de tudo, nos chamaram atenção os comentários em torno do “clima”, do “ambiente” que o Seminário foi capaz de proporcionar, tanto para os congressistas quanto para os próprios palestrantes, muitos deles já falando em votar no ano que vem!

Acho que, de alguma maneira, saímos todos inspirados a continuar estudando ciências criminais de uma maneira diferente, atentos aos demais saberes e com os olhos voltados para o ideal de construção de uma sociedade realmente democrática.

Gostaria, portanto, de agradecer imensamente a todos, principalmente àqueles que nos procuraram para fazer críticas construtivas, que certamente serão levadas em conta para os próximos eventos.

Enfim, estamos todos já com saudades, por isso resolvemos publicar no nosso site um amplo acervo de fotografias que foram tiradas nos quatro dias do seminário. Espero que cada um de vocês possa se reconhecer nelas e guardar essa pequena lembrança. A final, se o passado só fica retido nas nossas memórias, para aqueles de memória fraca, como eu, momentos inesquecíveis precisam ficar registrados de outra forma.

Por enquanto, somente as fotos dos dias  21/08 e 22/08. Em breve alimentaremos a página com a cobertura dos demais dias!

Grande abraço a todos!

Elmir Duclerc
Presidente do IBADPP.